Empresas precisam conhecer suas competências organizacionais

Entender quais são as competências organizacionais da sua empresa faz parte do planejamento e dos resultados


Em um ambiente de negócios tumultuado, muitas empresas conseguem diferenciais enormes apenas observando a si mesma e valorizando os seus recursos e as suas entregas. Em poucas palavras poderíamos resumir assim as chamadas competências organizacionais que abrangem um reconhecimento de toda a organização, mas que estão fundamentadas nos processos e principalmente no conjunto de todas as características das pessoas que compõem a empresa.


Conhecimentos, habilidades, atitudes e valores estabelecem essas competências. Esses recursos podem oferecer soluções exclusivas que nenhuma outra empresa pode dispor. A visão muda a forma de enfrentar a concorrência e de analisar os momentos adequados para fazer mudanças corporativas necessárias. “Compartilhar essas experiências, formar uma cultura organizacional e participar dessa rotina contribui para fortalecer a missão, visão e os valores dessa corporação”, avalia Luiz Lanzini, estrategista em administração de empresa da Trajetória Consultoria.

Toda empresa deve entender suas competências organizacionais

Entender como estão distribuídas as competências organizacionais é um grande passo para as empresas que buscam diferenciais. Vejamos as chamadas competências básicas ou essenciais, que estão na maioria das empresas, mesmo que não tenham sido planejadas. Uma loja de peças automotivas, por exemplo, precisa ter uma localização adequada ao seu porte, um bom atendimento, estoque de itens à pronta entrega, ou seja, uma composição de fatores imprescindíveis para manter o empreendimento funcionando.


As competências organizacionais distintivas são outro ponto chave, para diferenciação entre os concorrentes. Nesse caso o que se busca é gerar valor para seus clientes, auxiliar a empresa a acessar diversos mercados e ser de difícil imitação. Cada empresa pode desenvolver da melhor forma, dentro de suas habilidades e criatividade esses diferenciais.


Como desenvolver as competências organizacionais?

Cada empresa pode fazer uma análise de seus pontos básicos e essenciais para desenvolver as competências organizacionais que deseja. “O primeiro passo seria mapear as competências e identificar o que pode distingui-la e o que falta para um bom desempenho. É possível com esses resultados definir quais setores precisam ser aprimorados. Quando habilidades e conhecimentos precisam ser aprimorados, muitas empresas investem em treinamento e desenvolvimento de colaboradores”, explica Lanzini. Ampliar as habilidades pode ampliar o nível de satisfação do colaborador e deixá-lo mais interessado no trabalho.


Percebe-se uma predominância nas propostas de negócios que atingem principalmente o modelo de gestão, formulando planos de negócios e outras análises que contemplem esse posicionamento de “dentro para fora”. Um posicionamento baseado em recursos defende a ideia de que os recursos internos da empresa constituem seus principais fatores de competição e dessa forma contribuem no processo de elaboração estratégica, por consequência no resultado do negócio.


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