Carnaval: Atenção redobrada com a segurança em barracas de alimentos que usam GLP

O uso inadequado do GLP, como a ausência do regulador de pressão, é a maior causa de vazamentos e acidentes


O carnaval, maior festa popular brasileira, é caracterizado pelos números gigantescos que envolvem a sua realização. O aumento no volume de pessoas que seguem blocos e desfiles por todas as cidades do país é acompanhado pelo aumento no consumo de alimentos e bebidas fora de casa.


De acordo com levantamento feito no carnaval de 2019 pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o gasto médio do consumidor durante o período foi de R$ 633,97, sendo comida e lanche fora de casa responsável por 49% desse volume.


Quanto maior a demanda, maior a oferta e ainda maior deve ser o cuidado com a segurança por parte das barracas que utilizam botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP) para o preparo de seus alimentos. É preciso assegurar e intensificar a atenção em relação ao armazenamento e utilização dos botijões, como a necessidade de sempre utilizar o regulador de pressão em todas as instalações, conforme as normas de segurança da ABNT.

O regulador de pressão é um item imprescindível, pois o gás contido nos botijões encontra-se sob pressão superior à de trabalho dos fogões, e o equipamento é responsável por liberar a quantidade correta de GLP, de acordo com a capacidade de consumo do aparelho de queima, para garantir o seu perfeito funcionamento. Em suma, o regulador de pressão é uma peça que regula e bloqueia a passagem do gás do botijão para o consumo. Nele deve constar a gravação do código NBR 8473 do INMETRO e data de validade (de cinco anos).


Maior causa de acidentes evitáveis

Não importa o tamanho da barraca de alimentos, o uso do regulador é necessário porque a utilização do GLP acontece de forma muito mais intensa do que no consumo doméstico. Seja de pipoca, pastel, milho ou churrasco, a barraca tem que fazer uso do equipamento, que ainda contribui para um melhor rendimento e mais qualidade na cocção.


A ausência de regulador de pressão na instalação é a maior causa de vazamento que, em locais com grande concentração de pessoas, pode ser percebido tarde demais. Portanto, tenha a barraca um fogão de grande porte ou apenas uma boca acoplada ao carrinho, precisa do equipamento instalado.


O cuidado deve ser estendido para as condições da mangueira (que deve ser de plástico de PVC transparente, com tarja amarela, conforme NBR 8613; com gravação do código da NBR e do prazo de validade de cinco anos) e das abraçadeiras (que servem para fixar a mangueira no fogão e no regulador de pressão).


Em caso de dúvidas sobre qual regulador utilizar, o consumidor deve buscar informações com os fabricantes dos fogões e com os revendedores. Eles estão aptos a auxiliar na definição do tamanho das instalações das centrais de GLP de acordo com a finalidade de uso e de consumo, bem como os tipos de reguladores a serem utilizados.


Dicas para utilização correta dos reguladores de pressão

A Liquigás Distribuidora, tradicional empresa que atua na distribuição e comercialização de GLP, preparou algumas dicas para a utilização correta dos reguladores de pressão. Seguindo essas recomendações, é possível aproveitar o melhor que essa energia pode proporcionar, mantendo a segurança e alegria dos foliões. Confira:


Atenção ao prazo de validade

Regulador também tem prazo de validade e pode ter sua eficiência comprometida se não for trocado. A vida útil do equipamento é de até cinco anos;

Diga não aos clandestinos

Adquira os reguladores apenas em lojas de confiança, pois a compra clandestina (normalmente produto oferecido de porta em porta) não tem nenhuma garantia de segurança. Lembre-se que o barato pode sair muito caro;


Selo do INMETRO é a garantia

Procure pelo selo do INMETRO. Somente é garantida a segurança em reguladores de pressão testados e aprovados pelo instituto;


Use as próprias mãos

Jamais utilize ferramentas para apertar a borboleta do regulador. Use apenas a força das mãos, pois o excesso de força pode danificá-la;


Certifique-se de que não há vazamento

Para ter certeza de que o GLP não está vazando, faça o teste da espuma de sabão: coloque espuma sobre a junção da borboleta com o botijão. Se a espuma crescer ou borbulhar, é sinal de vazamento;


Atenção ao anel de vedação

Todo botijão tem um anel de vedação localizado na sua válvula, que deve estar em perfeitas condições ao acoplar o regulador para evitar vazamentos. Certifique-se de que ele está em bom estado antes de iniciar a instalação;


Registro fechado se não for usar o fogão

Com registro fechado não há liberação de GLP e, portanto, não há risco de acidentes. Por isso, acabou de cozinhar, feche o registro;


Pergunte sempre

Ficou com dúvidas de como utilizar da forma adequada e segura toda a energia do GLP? Consulte o fabricante do fogão, do regulador de pressão ou a sua distribuidora de gás de cozinha.


Saiba mais sobre a Liquigás

Líder no segmento de botijões de gás de uso doméstico, a Liquigás é uma empresa brasileira do Sistema Petrobras e uma das maiores distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) do país. Fundada em 1953, a companhia é reconhecida pelo investimento em tecnologia e inovação, fornecendo soluções em GLP e correlatos com qualidade, segurança e responsabilidade social e ambiental.


Tais ações renderam importantes prêmios para a Liquigás, com destaque para as medalhas de ouro nas categorias Gestão, Produção, Aplicações do GLP e Meio Ambiente do Prêmio GLP de Inovação e Tecnologia 2019, assim como a primeira colocação no setor Combustíveis, Óleo e Gás da premiação As Melhores da Dinheiro 2019.


No segmento de GLP a granel, a companhia oferece produtos e serviços para diversos setores, desde hotéis e comércios, passando pela indústria e o agronegócio, além de unidades de consumo em condomínios por meio do Sistema de Medição Individualizada. Já no segmento GLP envasado, a companhia atende mensalmente em torno de 8 milhões de residências, por meio de uma rede de aproximadamente 5.000 revendedores.


A companhia tem sede em São Paulo e conta com uma equipe com mais de 3.000 colaboradores.


www.liquigas.com.br facebook.com/liquigas

1 visualização
Fale conosco