Câmara de Várzea destina emenda impositiva para mutirão de exames e tenta zerar filas da saúde

Vereadores Guilherme Zafani, Robertinho de Almeida e Osmar do Mirante criaram Projeto de Lei, sancionado no fim de 2019, obrigando prefeitura a empenhar mais de cem mil reais no atendimento médico da população varzina


Uma das maiores reclamações dos moradores de Várzea Paulista é a precariedade da saúde pública do município. Como parte do trabalho da Câmara Municipal, que é representar e ouvir a população, o presidente da Casa, vereador Guilherme Zafani, juntamente aos vereadores Osmar do Mirante e Robertinho de Almeida, despachou uma Emenda Impositiva, que solicita cerca de cem mil reais destinados à realização de mutirão de exames médicos gratuitos para o povo varzino.


A emenda foi solicitada durante a tramitação do projeto de lei orçamentária de 2020, quando o prefeito Juvenal Rossi (PV) enviou um PL para a Câmara estimando a receita da cidade e fixando as despesas. "Os vereadores têm um prazo para incluir as emendas impositivas, foi nesse prazo de emenda que foi incubido esse valor de R$107.727,27 dos vereadores, destinando para a saúde”, explica o setor Jurídico da Câmara.


"Esperamos ajudar o povo de Várzea Paulista com essa emenda, pois a saúde do município está deixando a desejar", afirma o vereador Zafani.


"A gente preserva muito esse diálogo com a população. E, como representantes do povo, ouvimos muito sobre a precariedade da saúde pública e definimos nos unir para desenvolver essa emenda e dar mais qualidade de vida aos cidadãos varzinos", explica o vereador Guilherme Zafani.


Sancionada pelo prefeito Juvenal no final de 2019, a emenda se tornou uma lei (2.426/2019). O próximo passo é a prefeitura empenhar o valor, que tem prazo máximo até o último dia de 2020 para ocorrer, sob pena de crime de responsabilidade, em caso de não cumprimento. "Vamos conversar com o prefeito para que o empenho seja feito o mais rápido possível", diz Zafani.


“A população espera por isso. Tem gente que fica dois anos esperando por um exame. Queremos zerar as filas, porque está difícil. Essa semana mesmo teve uma pessoa que fez uma reclamação para mim, pois faz anos que a mulher dele tem hemorragia, está na fila para fazer um exame e até agora não chamaram. Tem pessoas que chegam a falecer esperando na fila, é inaceitável isso", alega o vereador Osmar do Mirante.


Vereadores Osmar (esquerda) e Robertinho (direita) defendem a emenda impositiva que visa zerar as filas na saúde de Várzea Paulista


Para o vereador Robertinho, esse tipo de ação mostra que a Câmara de Várzea está conectada à população. "A gente abre a Câmara para debates, nossas sessões são transmitidas ao vivo, tudo para nos aproximar cada vez mais do povo. E o resultado está aí, uma emenda que vem para beneficiar nossa população e tentar dar mais tranquilidade às famílias. Vamos acompanhar de perto, para que o valor seja bem aplicado pela prefeitura".

4 visualizações
Fale conosco